Síndrome da Cabana, o que é
- jboscopsicologo
- 1 de out. de 2021
- 2 min de leitura
A síndrome da cabana não é considerada uma doença. Ela se trata de um fenômeno natural do nosso corpo que está relacionado a mudanças bruscas na rotina ou no comportamento.

Tal síndrome surge quando a pessoa precisa se adaptar a uma nova realidade de forma rápida e, geralmente, sem que ela tenha total controle da situação. Ou seja, indivíduo se vê em uma circunstância na qual é obrigado a sair da sua “zona de conforto” de maneira abrupta, adequando-se a um contexto diferente e, muitas vezes, incerto.
"A síndrome da cabana não pode ser confundida com problemas como depressão, ansiedade e consumo de álcool ou outras substâncias afins".
Causas e Emoções
Essa transformação causa alterações significativas nas emoções e no modo de agir. Entretanto, a síndrome da cabana não pode ser confundida com problemas como depressão, ansiedade e consumo de álcool ou outras substâncias afins. Por tal razão, sempre que você sentir uma alteração intensa no seu comportamento ou no de pessoas próximas, a recomendação é buscar o suporte de um profissional da saúde.
Apenas uma avaliação médica poderá identificar se você está vivenciando a síndrome da cabana ou se existem outras patologias e diagnósticos associados à sua situação.

Que sintomas estão relacionados à síndrome da cabana?
Alguns especialistas da área de saúde relacionam a síndrome da cabana com a síndrome do pânico. A diferença fundamental é que, na segunda, o indivíduo só se sente seguro isolado, enquanto que, na primeira, é o isolamento que leva a pessoa a ficar angustiada.
Entre os principais sintomas de quem está com síndrome da cabana, alguns chamam mais atenção. A seguir, destacamos os principais relatos vinculados ao problema:
sentimento de angústia;
perda ou ganho de apetite;
inquietação;
falta de motivação;
irritabilidade;
dificuldade de concentração;
dificuldade para dormir ou excesso de sono;
desconfiança das pessoas;
tristeza persistente;
taquicardia;
sudorese;
tontura;
falta de ar.
Vale destacar que muitos desses sintomas podem indicar outros problemas relacionados à saúde mental. Por isso, é fundamental reconhecer o que você está sentindo e o quanto tais sentimentos estão afetando a sua vida para, então, acionar o suporte de um profissional da área de saúde.
Procure ajuda profissional!
Comments